9.08.2007

Da_incerteza ou angustia de viver



Como sei por onde devo seguir? Por onde vou? O "só sei que não vou por aí" nem sempre serve. Que faço com a minha vida? Comigo? Com a certeza de que só tenho esta vida, não sei o que fazer com ela, se estou a seguir o caminho certo, se me tornei na pessoa que queria ser, a fazer o que gosto, com as pessoas de quem gosto. A vida é uma sucessão de factos que escapam ao nosso controlo e que nos afastam ou aproximam das pessoas. Muitas dependem de nós, mas talvez as mais importantes não deixem apenas fruto do mero acaso.
Nunca escolhi fazer o que faço nem decidi que ia encontrar as pessoas que fazem parte da minha. Elas apareceram e eu decidi ficar com elas. Mas podiam ter sido outras, se fossem outras que tivessem aparecido. Como sei que são as escolhas acertadas? Que faço com a minha vida?

Do_sabia que




Marie Skłodowska-Curie, para alem da primeira mulher a ganhar um premio nobel, continua a ser a unica pessoa a ganhar dois prémios Nobel em diferentes ciências - primeiro o da Fisica em 1903 com o marido Pierre e depois o da Quimica em 1911.

Foi tambem a primeira mulher a fazer um doutoramento em frança e a leccionar na Sorbonne e é até a data a unica mulher a receber a mais alta distinção póstuma em França: repousar debaixo do Panteão. (provavelmente porque os porcos chauvinistas dos franceses, e apesar dela ter DOIS NOBEL NO BOLSO, sempre recusaram fazê-la membro da Academia de Ciências Francesa, por ser mulher.)


A filha de Marie e Pierre Curie, Irene Curie, ganhou tambem o Nobel da Quimica, em 1935.

Do_deves estar a gozar



Elle Mcpherson:

(...)Why would I give a s**t about Fashion Week?” she asked theBuzz last night at Scream gallery. “I’m more interested in art and literature and things like that(...)

Baby... os catalogos da Victoria secret e a Vogue nao se constituem propriamente como arte e literatura...

Ser "The body" pode ser fácil, mas "the brains" custa mais um bocadinho....

Do_temos pena

Podia não ser o melhor tenor de sempre, mas era sem dúvida o mais carismático e o mais divertido... E as parcerias com os U2 são de facto fantasticas. Um grande bem haja.

9.07.2007

Do_casamento mais lindo

Do_ pode ser que ninguem descubra


Noticia de primeira pagina em todos os jornais britanicos, com direito a especiais quase continuos em todos os canais (pelo menos nos 2 ou 3 que eu consigo ver), o facto da mae da criancinha desaparecida ter sido constituida arguida pelo "Portuguese Crime Investigation Department".

A minha duvida é esta... se se provar que afinal esta palhaçada toda foi só para encobrir um acidente, e METADE DA PJ andou nos ultmos meses a perder tempo, para alem de a ser insultada por meio Reino Unido, quem é que nos vai indemnizar? O news of the world que começou e alimentou isto???


(e o que eu gostava mesmo mesmo mesmo era que estes gajos dissessem PORTIMÃO em vez de Portomau, e de perceber quem é que perde um dia para ir para a porta da esquadra ver as criaturas entrar e sair!!!)

9.05.2007

Da_Pele Misteriosa



Ontem fui ao cinema e, muito por acaso, por uma questão de horário, diga-se, acabei por ir ver Mysterious Skin. Mal comecei a ver o início do filme, lembrei que já tinha lido algures sobre o filme. A história conta a vida de dois jovens que, quando crianças, partilharam uma experiência sexual traumática com o seu treinador de baisebol. Seguindo por caminhos diferentes, cada um parte à descoberta do amor e dos seus mistérios. A fotografia e a montagem do filme, assim como uma certa ingenuidade daquelas peronagens são estonteantes e deiraxam-me muito bem sem saber o que pensar. Num momento em que a pedofilia se tornou um flagelo e o crime que talvez mais receitas mediáticas produz - não me interpretem mal - é complicado olhar para a história destes dois miúdos sem ficar arrepiada. Confesso que me escaparam alguns pormenores do filme e algumas cenas são de fechar os olhos e de ficar com o estômago às voltas. Mas um filme, ou qualquer outra coisa, que nos tente acordar do marasmo em que tantas vezes as nossas vidas se transformam, é sempre bem-vindo.

dos_sonhos


hoje o Valentino anunciou que se vai retirar do mundo da moda no fim do ano....
Isto coloca-me perante um dilema terrivel. Ou caso até ao fim do ano, ou acabou.se.
provavelmente muitos de vós se interrogaram ao longo dos tempos como é possivel que uma mulher linda, inteligente, com um sentido de humor incomparavel and so on and so on, ainda não esteja casada....
A resposta é simples... O mundo está cheio de gajos que dariam um braço (ok, ok, pelo menos o dedo mindinho) para se tornarem meu consorte, mas gajos que ao mesmo tempo que dão o dedo mindinho, estejam dispostos a dar tambem um vestido de noiva exclusivamente desenhado pelo Valentino é que é mais escasso.

Hoje em dia, a menos que se seja upper class americana, e ai aceitavel casar com um Vera Wang, estrela de cinema ou mulher de futebolista, e ai aceitavel casar com um Armani, encontram um vestido perfeito é mais dficil que encontrar o homem perfeito! (ok kokas tu encontraste o segundo e tiveste a sorte de ter quem te fizesse o primeiro)

Isto tudo para dizer que estou triste. Sem a esperança de um futuro risonho, povoado de vestidinho desenhados pelo Valentino, a minha vida fica mais pobre...

dos_erros

Ha dias em que a chuva é apenas o prolongamento de um estado de espirito. Em que não reconheço as ruas la fora, nem entendo o porquê de estar aqui. Como se estivesse a observar a vida de alguem, ou a ver um filme, mas que não é o meu filme. Mas como alguem me dizia no outro ida, existem coisas que temos de fazer.

9.04.2007

Do_fumo


Permitam-me que partilhe convosco aquilo que considero ser um dos meus grandes feitos dos últimos tempos... para além do casamento claro! Não fumo um cigarro há 40 dias!
Sou fumadora há 11 anos. Nunca tive vontade de deixar de fumar. O cigarro sempre foi um dos meus principais companheiros nos maus momentos (mais do que nos bons), um dos meus parceiros nas noites de insónia, o meu calmante nos momentos de stress.
Mas existem alturas na vida em que tomamos decisões (poucas felizmente). E decidi que o dia do meu casamento iria ser um momento de viragem na minha vida (blá, blá, blá) e, entre outras coisas, seria o momento em que deixaria de fumar. Tentei, teimei e para ja consegui.
Sem pensos no braço, sem pastilhas manhosas, sem químicos esquisitos ou agulhas tenebrosas! De um dia para o outro deixei o meu meio maço (ou talvez um pouco mais) por dia – chamem-me maluca se quiserem – e garanto-vos que não custou tanto quanto isso.
Admito que existem momentos em que a vontade é grande – quando estou a trabalhar a tentação é muita – mas a teimosia tem suplantado a vontade de ‘pecar’.
Ano sempre com um maço de tabaco na mala, não vá o diabo tecê-las, para o que der e vier. Quem sabe se um dia não cedo à tentação. A verdade é que, até agora, tenho vencido o desafio... e com este discurso já posso alistar-me num grupinho de fumadores anónimos!

Do_az do volante



Eu sei, eu sei que demorei algum tempo e os mais cépticos até se podem recusar a andar comigo de carro nos primeiros tempos, mas na verdade não sou assim tão má condutora. Aliás, para ser sincera, até me safo melhor do que estava à espera. Vocês me dirão. Ou não! Se forem como uns e outros (mais como a SeteLuas), vão ficar sem saber o que perdem!!!

Do_bom demais para ser verdade

Eu sei eu sei, que tudo o que é blog tem este video... mas é mesmo mesmo bom demais para ser verdade!!!
I personally believe that US americans are unable to do so because some people out there in our nation dont have maps... e apesar de ridiculamente estupida, foi a frase mais coerente que o cruzamento entre barbie e britney spears drogada conseguiu articular. 18 anos. Para o iraque já!

9.03.2007

Da_televisão

Em deambulações pelos blogs do costume (interrogo-me quando é que a esquerda deixará de ser representada pelo Arrastão, e apresentará uma resposta mais divertida ao 31... ) relembrei aquela que é para mim uma das melhores series de sempre. E num momento genial.

Das_saudades da Evanilde


5 Coisas que mais odeio fazer na vida:

- Passar a ferro
- Lavar a Loiça
- Varrer a casa
- Arrumar a roupinha
- Limpar a casa de banho...

E adivinhem o que vou fazer a seguir???

Ha vidas muito triste e a minha é demasiado triste para ser verdade!

dos_videos que já faziam falta....

A musica que estou a ouvir hoje!

DO_ja nao era sem tempo!!!


DIA HISTÓRICO NO SALTOS E BAIXOS!!!
A PARTIR DE HOJE TOOOODOOOSSSS OS MEMBROS DESTE BLOG ESTAO DEVIDAMENTE HABILITADOS A CONDUZIR VEICULOS LIGEIROS!!

PARABENS SC!!


(ufa.. ainda bem que eu estou em londres....)

Da_greve


Parece que o metro vai entrar em greve por TRES DIAS!!
Significa que terei de trabalhar em casa esta semana... Senao seriam duas horas para ca, duas horas de volta a casa....

Nao imagino o impacto financeiro que uma greve total do metro tem numa cidade como esta....

De_mais um perigo na estrada


BOA SORTE....

(continuo a achar que a mini saia seria uma optima estrategia..)

9.02.2007

Da_religiao


Apesar de 99% dos meus posts têm a profundidade intelectual de um livro da Margarida Rebelo Pinto -só que obviamente melhor escritos :-), vou fazer um post serio, e sobre um tema bastante controverso, pelo menos neste blog. Dai esta nota introdutoria, para afimar que aquilo que em seguida se escreve, é exclusivamente a minha opinião, e provavelmente diferente da opinião de quem comigo partilha este espaço.

Apesar do meu ateismo convicto, há alguns anos que tenho um interesse por historia das religiões- que se tem manifestado muitas vezes por um desvio para assuntos mais ou menos perifericos, como o secretismo, os cátaros, os maçons, etc, e outros assuntos tão chatos tão chatos, que a sua simples menção é acompanhada de um rolar de olhos e um " nao tinha reparado nas horas!"

Aquilo que foi sempre um traço estrutural deste interesse foi o distanciamento histórico. Sei muito mais sobre o estabelecimento dos dogmas católicos no sec. 4 que sobre os rituais liturgicos hoje em dia.
E mesmo neste interesse pela historia das religiões, sempre me interessei menos pelo Islão que por outras religiões, mais proximas de mim culturamente. Todo o meu conhecimento se reduz à diferença entre Xiitas e Sunitas e mesmo assim upa upa..

E devo admitir, não sem alguma consternação, que parte do pouco que sei sobre o Islão hoje em dia e as suas diferentes expressões é atravessado por algum preconceito. Muçulmanos eram para mim, acima de tudo uma religião e uma cultura onde as mulheres são encaradas como inferiores, e adversa a noções basicas de democracia e igualdade. Talvez o facto de nunca ter tido contacto com muçulmanos contribua para isto, talvez a minha admiração pelo povo judaico me tenha levado a uma visão simplista e dicotomica.

Contudo, hoje em dia, grande parte do meu dia a dia passa-se em Tower Hamlets, parte de Londres onde existe a maior concentração de muculmanos, e onde na rua, mais de metade da população com quem me cruzo diariamente é muçulmana.
Isto levou-me a tentar perceber melhor este mundo.
acabei agora de ler The Islamist
Continuo sem perceber muito sobre a religião, mas admito que muito do meu preconceito está pouco a pouco a desaparecer.
Recomendo vivamente.
(Kokas e Sc, as vossas cópias já estão aqui)

do_desporto

Decidida a rentabilizar ao maximo a minha licença de televisão, hoje passei a maior parte do dia com os olhos postos ou pelo menos os ouvidos atentos à prgramação da BBC1 (o facto de estar meio adoentada e o tempo estar bastante manhoso tambem foram determinantes para este sabado televisivo e caseiro).

Um primeiro comentário... Parece-me que o desporto aqui é encarado de forma diferente do que é em Portugal. A programaçao da BBC1, equivalente a RTP1, e o canal com mais espectadores foi hoje quase inteiramente dedicada a transmissões e analises desportivas. Assim:

11am-4pm - Campeonato mundial de Atletismo (apresentado por duas mulheres)
4pm-5.30pm - Campeonato do Mundo de Remo
8.30- 22.00 - Analise do campeonato nacional de futebol, e antevisao dos jogos de amanhã
11pm-?? - Transmissão em directo da maratona feminina.

o desporto aqui está presente no dia a dia da maior parte das pessoas, e ao contrário do que acontece em Portugal, não se reduz ao Futebol. ainda no outro dia no escritório, assisti boquiaberta a um acalorado debate sobre as performances da selecção nacional de cricket, entre homens e mulheres entre os 20 e poucos e os trinta e tal. Hoje o tema de conversa no café da esquina era o descalabro da equipa inglesa no remo. As pessoas estão proximas das equipas em varias modalidades, nao são tão imediatamente criticas como em Portugal (quando os campeões do mundo de remo ficam em 4 lugar, a expressão mais ouvida é "Os neo-zelandeses estavam mesmo rapidos!! Mas nos jogos Olimpicos pode ser que corra melhor) Nem uma expressão de desagrado pela equipa. É normal ver aqui um atleta de qualquer modalidade nos jornais, e nao exclusivamente futebolistas.