11.03.2006

Da condição humana


"O grande mistério não é termos sido lançados aqui ao acaso, entre a profusão da matéria e das estrelas: é que, da nossa própria prisão, de dentro de nós mesmos, conseguimos extrair imagens suficientemente poderosas para negar a nossa insignificância."
André Malraux, in A Condição Humana, 1933.

o peso da nossa insignificância mede-se mais pela forma como projectamos sobre nós a opinião dos outros do que pela nossa opinião de nós próprios.
Existe em cada um de nós uma necessidade de reconhecimento. Funciona como uma força motriz de nos permite sentir parte de algo, ou que alimenta a nossa intrinseca necessidade de individualidade. O nosso caracter unico.
A perseguição continua de amor não é mais que uma garantia que seremos perpectuados no sentimento e na recordação dos que perduram após nós. Nascemos, na maior parte dos casos com uma garantia de grupo e de pertença, e é sobretudo o medo de ficar sozinhos que nos empurra para perseguição continua de afectos.
O ser humano está condenado a alternar entre a necessidade da sua individualidade e o medo da solidão.

Porque, como poucos, sabe cantar as dores do coração e da alma


Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei, eu te estranhei
Me debrucei sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teus pelos, teu pijama
Nos teus pés ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua

Atrás da Porta

10.31.2006

BASTA

Como já seria de esperar, começou o chorrilho de disparates. Discussões da treta entre liberalização/despenalização, direito à vida, quando começa a vida, pessoas que afirmam não defender uma posição mas que advogam que a lei não deve ser alterada. Enfim... parvoíces para todos os gostos. Do formato do programa e da apresentadora nem vale a pena falar. É quando vejos estes programas que sinto vontade de emigrar para... bom não sei bem para onde...
Só espero que, desta vez e de uma vez por todas, as pessoas se deixem de falsos moralismos, hipocrisias decadentes, que criminalizam a diginidade de cada mulher que faz um aborto e, por isso mesmo, todas nós.

10.29.2006

Esta coisa terrível...


... de amar e querer ser amada.
(Não é meu, mas não me lembro onde li)