8.31.2007

Da_ nataçao


Ian Thorpe foi hoje ilibado das acusações de uso de doping.
Ian Thorpe é um dos meus nadadores favoritos de sempre. Para alem do seu curriculo brilhante na natação, do facto de ser australiano (sempre tive um fraquinho por natadores australianos), de ser bastante engraçado (melhorou bastante com a idade, devo admitir) porque sempre me pareceu um atleta humilde, centrado e inteligente.
Fiquei verdadeiramente feliz pelo facto de nao ser mais um a ver o nome e tudo aquilo que conseguiu enquanto atleta ser enssombrado por uma duvida de dopagem.

(Pelo contrario, o Michael Phelps irrita-me profundamente - arrogante, HORRIVEL, total falta de carisma....espero ansiosamente por Pequim 2008 para ver o fim do reinado dele.. )

Das_novelas


Aqueles que me conhecem bem sabem que devo constar entre as 5 pessoas no mundo mais entusiastas de novelas... Quem não se lembra dos tempos do Clone em que nao saia de casa antes do fim da novela, ou deixava de ir a jantares para ver aquele episodio especial em que a Jade ia casar com o Sahid apesar de ser apaixonada pelo Lucas, que era irmão gemeo do Diogo e que depois se transformava no Leo, clone do Lucas, mas o Lucas nao ficava com ela porque o pai nao queria e depois porque tem uma filha agarrada e uma mulher joiodependente...
Poderia ate justificar o meu interesse pelo Clone atraves de uma elaborada teoria sobre a forma como uma novela sobre arabes foi determinante para uma maior tolerância religiosa no Brasil pós 11/9, mas não é a ocasião.

Na minha opinião, o brasil é lider mundial em novelas porque as faz de uma forma profissional e altamente estruturada - os cenários sao crediveis (a parte rica da novela vive em mansões com vista para a guanabara, anda de helicoptero, tem ilhas e barcos, usa alta custura francesa a parte pobre da novela vive em favelas que parecem favelas), os actores são realmente bons actores (por exemplo a Fernanda Montenegro, o Rodrigo Santoro, a Marieta Severo, mesmo os modelos que vao fazer novelas, passam por um periodo intensivo de aprendizagem, por exemplo o Giani fez um papel bastante credivel no Laços de Familia), a musica é fantastica (bossa nova, chico, adriana, etc..) e os enredos são bem conseguidos, as personagens evoluem ao longo da novela (ok ok, tirando as pessegadas em que a REgina Duarte faz de Helena e é sempre infeliz e chora muito...) e e a forma como são filmadas é verdadeiramente fantastica. (para aqueles que estão a pensar contrapor este argumento, relembro o pantanal).
Ora, depois de 20m a ver o Eastenders, estou verdadeiramente desapontada. Os cenários fazem lembrar os da Reviravolta (novela mitica que passava na RTP Africa, primeira novela angolana com estrutura brasileira anos 80 - familia muito rica vs familia muito pobre, filhos apaixonam-se - mas onde a casa dos muito ricos parecia um t1 no cacem, e onde as empresas era um pre fabricado manhoso que servia tambem como universidade...
Os actores parecem saidos directamente do Big Brother para a novela, a musica é manhosa e o enredo nao me parece grande coisa, porque nestes 20m a unica coisa que vi foi uma gaja a dizer mal de um gajo a melhor amiga....
Isto tudo para dizer que EU PAGO 135 LIBRAS POR ANO PARA FINANCIAR A BBC e nao conseguem fazer melhor que isto?????

Da_licença de Televisao

De tudo o que me parece ridiculo neste pais, nada me irritou tanto ate agora como pagar 135 libras (200 e tal euros) para ver televisão!
E nao, nao estou a falar de um super pacote de cabo, com milhares de canais e imagem digital de superior qualidade...Estou a falar da LICENÇA PARA TER TELEVISAO!!!
Significa que pago mais de imposto que pela propria televisão (um lcd comprado no ebay por 100 libras, com dvd incorporado :-)
E por esta quantia tenho direito a 5 canais, nos quais esta a dar agora:
BBC1 - Eastenders (uma novela MANHOSA que passa há uns 20 anos aqui...)
BBC2 - Um documentario sobre macacos...
BBCNEWS- ao contrario do que o nome indica, o Big Brother 45735343532532
Channel4 - 40 years of gardeners world
ITV - Um documentario sobre os serviços de emergencia em Londres

Da proxima vez que estiverem a ver um programa da BBC e acharem que de facto os gajos são mesmo bons, e que o Yes minister e os Monty Phytons sao fruto da genialidade britânica, pensem de novo... com toda a gente a pagar quarenta e tal contos por ano, a RTP era igualmente fantastica!!
E para aqueles que estao a pensar - "esta gaja é uma ursa, desde quando é que os impostos se pagam??" devo dizer em minha defesa que existe uma paranoia com a Licença de Televisão, fazem buscas em casa, usam imagens de CCTV da rua para verem quem nao tem licença, e há duas semanas, quando eu ainda nao tinha televisao recebi uma cartita a dizer:

"cara residente no Flat 5, percebemos que nao existe uma licença valida para este endereço no nosso sistema. Se esta a ver Televisao ilegalmente, saiba que podemos fazer buscas em sua casa e terá que pagar uma multa de 1000 libras. Compre a sua licença de televisao.
Atenciosamente,

A PIDE DA TELEVISAO BRITANICA!