10.04.2007

Do_incumbente


Quando se segue uma questão de perto, por questões profissionais, geralmente vamo-nos distanciando dos argumentos que para a maioria das pessoas continuam a ser questões chave e dificeis de ultrapassar. Tenho trabalhado, nos ultimos anos, em projectos ligados com a sociedade da informação e a utilização da internet. Portanto questões como a arrogancia de incombente da PT ou o papel que tem desempenhado como estrangulador de um mercado verdadeiramente aberto e de uma banda larga verdadeiramente universal e a preços acessiveis fazem parte do meu dia a dia ou fizeram durante muito tempo.

Os meus padrinhos, por outro lado, estão agora a descobrir a internet, e de forma verdadeiramente espantosa, passaram com uma velocidade incrivel de totais desconhecedores para utilizadores entusiastas e diarios do web. Como a razão principal para alteracção comportamental se fica a dever à minha... digamos assim... emigração, a ferramenta que usam mais amiude é a videoconferencia do skype.

Quando decidiram comprar um computador, optaram por comprar uma placa 3g. Na altura devo dizer que me pareceu sensato, por assim podiam levá-la para todo o lado, e a utilização era imediata, nao quebrando assim o entusiasmo inicial. Quando se é um utilizador novo do computador, e estamos a falar de quem NUNCA antes utilizou um, a internet é verdadeiramente o mais aliciante e que estrutura a futura utilização de outras funcionalidades.

A utilização diaria de um placa 3g para fazer videoconferencias pode ser frustrante, porque a velocidade é na maior parte das vezes quase ridicula, e a chamada cai, a imagem nao é nitida, etc etc etc.

Assim, sobretudo a minha madrinha, que ao contrario do que inicialmente imaginei, se tornou uma internet addicted, quer mudar para uma coisa mais rapida e fiavel, para poder navegar mais rapidamente, falar comigo sem interferencias, conseguir transferir fotografias sem demorar 15 minutos e espero que eventualmente para mais facilmente postar no blog cujo inicio continua a adiar.

Estamos hoje numa discussão familiar sobre qual a melhor solução, percebi na relutancia do meu padrinho aquilo que é mais dificil vencer nestas questões - o preconceito. E se a inicio me pareceu estranho que ele, sempre tao sensato, nao fosse sensivel ao argumento - é mais barato, é mais rapido logo é o melhor, é claro para mim agora a questão que se lhe levanta.

O meu padrinho é cliente da PT talvez há 35 ou 40 anos. O facto de ter de transferir a assinatura para a CLIX para ter um melhor pacote de internet, mesmo que represente um decrescimo na factura mensal de telecomunicações faz-lhe sincera confusão. Porque a PT é dona das infraestruturas. Porque se o telefone avaria a CLix nao tem tecnicos aqui. Porque sempre fui cliente da PT e nao quero mudar. Porque se fosse mesmo assim, mais gente deixava a PT.

O caso dos meus padrinhos mostrou-me que o problema do acesso à internet não está maioritariamente nas competências, mas no preconceito.

Anos a fio tentei convencer os meus padrinhos a usar o computador e a net. Achavam complicado e sem grande utilidade. Até ao dia em que se viram confrontados com o facto de a comunicação comigo ter de ser feita por esta via.

Nesse dia, compraram um portatil sem ter qualquer noçao de como ele funcionava, sem dominar a linguagem informatica, instalaram tudo, (com a minha ajuda por telefone a descrever a maozinha e os bonequinhos) e no dia a seguir estavam a ligar-me via SKYPE. Garanto-vos que se para quem trabalha e usa o computador todos os dias desde muito novo, parece facil, para quem nunca utilizou, é um passo gigante.

Largar a PT é o seguinte.

Em jeito de conclusão, ouvir a minha madrinha dizer: Vou mandar-te um mail, depois responde, ou estive a ler o teu blog e acho que devia ser mais serio, ou vi isso no publico online, é razão de grande surpresa e orgulho!

Por isso, e porque o meu padrinho é teimoso, dedico este post a ela.

Dos_bilhetinhos ja ca cantam!

Dia 26 de Outubro, a sarinha vai estar na primeira fila do Royal Albert Hall a libertar a hippie escondida dentro de mim!!!

10.03.2007

Da_estupidez

É demasiado bom para ser verdade.... MAS O GAJO É PARVO???