10.20.2006

10 Anos

my friend

Cumprem-se hoje, pelo menos simbolicamente, dez anos que entrei na universidade.
Esta data, mais do que um marco académico, representa a altura em que na minha vida, os pilares estruturais se alteraram.

O curso que escolhi - de forma completamente inconsciente e sem conhecimento do que era e para que servia - porque o nome remetia para aquilo que sempre me tinha fascinado - Ciência Politica - trouxe-me a capacidade de falar demoradamente sobre quase nada, de não me comprometer com uma opinião, porque nunca estudei o suficiente para o conseguir fazer, uma mão cheia de conceitos, analogias e autores e um conhecimento pouco mais profundo que o senso comum de quase todos os assuntos que envolvem a politica, a administraçao, etc.
Tudo isto tem sido fundamental na minha vida profissional, porque são capacidades extremamente uteis e que numa licenciatura sem as caracteristas desta não são ensinadas.

Penso muitas vezes como seria a minha vida se tivesse optado por outra coisa. Se tivesse tirado um curso de Gestão, ou de Medicina ou qualquer outra coisa, que não obrigasse a uma explicação extensa do que é e para que serve cada vez que me perguntam: mas é licenciada em quê? (devo dizer que não é uma explicação muito clara mesmo para mim, que a tenho vindo a estruturar completmanete longe da verdade ao longo destes 10 anos.

Mas a verdade é que ter feito esta escolha foi fundamental na minha vida. Pelas pessoas que me trouxe. Porque na alteração dos pilares estruturais a que me referia, foi ali que fui buscar os que tenho hoje. E por isso tenho a certeza absoluta, que faria tudo da mesma forma. Porque a fazer exceis ou PPTs ou qualquer outra coisa que deveria ter aprendido na Universidade e nao aprendi tenho aprendido com a necessidade.

As pessoas com quem partilho este blog e que me são abolutamente fundamentais porque fizeram da minha vida um lugar muito mais profundo é que não teria encontrado de certeza em mais lado nenhum.

É isso que comemoro hoje. E vou comemorar para o resto da vida.

Esta musica é para vocês.

1 comentário:

Kokas disse...

Sara,
Em primeiro lugar deixa-me agradecer o elogio que me cabe neste post. Como sabes, pq já to disse imensas vezes (mas nunca as suficientes) tenho MUITO ORGULHO em ser tua amiga, em poder partilhar contigo bons e maus momentos e em ter o previlégio de poder chorar no teu ombro quando a tristeza aparece.
Tb tu és um dos pilares da minha vida e uma das boas recordações que se mantem, e predurará ao longo dos anos, frutos dos tempos passados na FCSH.
Mais uma vez, e sempre, ADORO-TE!